Virtualização de Cliente

Virtualização de Cliente

interna-008-img

A ideia por trás da virtualização de cliente é separar os componentes de hardware do software, proporcionando segurança, categorização no armazenamento de dados e gestão centralizada.

Sem a necessidade de um hardware local, o usuário acessa virtualmente todas as aplicações. Dessa forma, os custos com softwares são amplamente reduzidos.

Com a completa solução de virtualização da Grouptools você maximiza a prevenção de perda de informações, a flexibilidade e o controle do ambiente de computação do seu negócio. É possível dissociar elementos vulneráveis e aplicativos dos dados pessoais.

A segurança é alcançada uma vez que nenhum dado ou aplicação relevante para a organização é armazenado no dispositivo do usuário final. Todos os dados são armazenados no datacenter, proporcionando tanto a disponibilidade local ou remota quanto a capacidade de recuperação de desastres.

Com nosso serviço de Virtualização de Cliente sua empresa aumenta a flexibilidade para os usuários do sistema, de modo que eles podem acessá-lo em casa, no escritório e em dispositivos mobile.

A virtualização de cliente oferece múltiplos benefícios, incluindo:

  • Custos de suporte e manutenção reduzidos
  • Controle centralizado de todos os OS (sistemas operacionais) de desktop e aplicações
  • Redução de requerimentos de energia e refrigeração
  • Melhor controle de quebra de vírus e malware
  • Atualizações controladas de sistemas operacionais e correção de aplicação
  • Roubos de dispositivo reduzido
  • Segurança de dados aumentada e acesso remoto

Componentes de uma Solução de Virtualização de Cliente

Dispositivos

Considera a experiência do usuário final e todos os dispositivos que usará, como notebooks, desktops, thin client (terminal-cliente), tablets e dispositivos móveis. Para requisitos de segurança rigorosos, busque por leitores smart card, scanners biométricos, tokens de dupla autenticação, etc.

Sistemas Operacionais (OS)

Em um modelo hospedado, o Windows pode ser executado em blade PCs (computadores avançados), estações de trabalho no datacenter ou em máquinas virtuais em um hipervisor. Alternativamente, imagens do programa podem ser armazenadas em um servidor e o OS é transmitido para desktops existentes.

Licenciamento

O impacto de licenciamento de OS virtualizado e aplicações podem ser complexos. Um especialista em licenciamento de software experiente irá ajudá-lo a garantir a conformidade com a solução certa.

Suporte

Alguns fornecedores não dão suporte na aplicação em uma máquina virtual. Por isso, esse fator deve ser levado em consideração quando se avalia estratégias de virtualização.

Acesso Remoto

Cada sistema operacional e seus dispositivos, bem como a metodologia de acesso (DSL ou cabo) devem ser incluídos na fase de planejamento e design.

Entre em contato